Time is on my side


A VPF Cream Art Gallery apresenta até 5 de maio a exposição de Inez Teixeira: "Time is on my side"

"A força da contradição. Impossível de afirmar isto é isto, aquilo é aquilo. Todas as afirmações são e não são verdadeiras. O mesmo na pintura.
Com Time is on my side tentei retomar a tradição da pintura... em Constable, Courbet, Friedrich, Otto Runge, Fussli.
Depois, percebi que a interpretação que fiz da paisagem, mais não era do que um pretexto... paisagens que parecem resistir a toda e qualquer intrusão, sem referências geográficas ou temporais, ampliando a possibilidade de significados... Um pretexto para chegar ao que existe de mais vasto, remoto, invulgar, impenetrável, indefinido, inalcançável, abismal, incompatível, num mundo vasto e misterioso como o universo, a angustia da natureza onde nos perdemos... o mundo interior de nós mesmos? O lado obscuro? O isolamento? A solidão?
Giordano Bruno defendia que a estrutura do pensamento humano corresponde à estrutura da natureza.
Em primeiro lugar há a imensa massa dos lugares imaginados. Talvez haja na “ordenação” desses espaços algo de concreto que se traduz, não seguindo as fórmulas de um realismo que não existe, mas seguindo uma espécie de miragem, numa paisagem guiada pelo desejo de contemplação, o “lugar” das distâncias incalculáveis e de proveniências desconhecidas. E será este um “lugar” de sombras ou de formas? A imagem dentro da imagem? Ou a duplicação da imagem? A imaginação imaginativa? A pintura dentro da pintura?
Time is on my side é questionamento e perseverança.
Gerhard Richter afirmou que uma pintura de Caspar David Friedrich não é algo do passado. O que pertence ao passado é o conjunto de circunstâncias que permitiram que ela fosse pintada, ideologias específicas, por exemplo. Cabe-nos assim transcender a ideologia. *"

Inez Teixeira
Lisboa, Março 2011
*Gerhard Richter, “Letter to Jean-Christophe Ammann, February 1973”, in Gerhard Richter: The Daily Practice of Painting: Writings, 1962-1993, ed. Hans Ulrich Obrist, p.81

VPF cream art gallery
Rua da Boavista 84, 1 1200-068 Lisboa

Comentários

  1. Great drawing! I don't know if i said it before; but i love the painting in your header a lot! :-) Sweet greetz....

    ResponderExcluir
  2. Yep!!
    its really good.....
    you broke up the space perfectly!

    ResponderExcluir
  3. Teu blog mata a pau. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas