Judith rende graças e o orientalismo de Pedro Américo


Pedro Américo- Judith rende graças a Jeová por ter conseguido libertar sua pátria dos horrores de Holofernes (1880), MNBA, Rio de Janeiro.

A história apócrifa de Judith e Holofernes foi uma das cenas religiosas mais representadas no decorrer da História da Arte. Como exemplo podemos citar: Caravaggio, Botticeli, Donatello, Artemisia Gentileschi, Rembrandt, Michelangelo, Palma Vecchio e Gustav Klimt.
Judith e Holofernes by Klimt


A sedução que leva à destruição, é um paradigma cultural que atravessou os séculos e faz parte de uma construção coletiva e da própria cultura do Ocidente.Também demonstra o poder do feminino e do desejo, utilizados como armas de guerra, assim, foi com um olhar que Judith venceu o maior dos batalhões.

O brasileiro Pedro Américo também bebeu dessa fonte e criou uma representação bastante idealizada e romântica para a dramática cena da decapitação mais famosa da história.



Judith rende graças... de Pedro Américo foi realizada em 1880, é um dos exemplos mais representativos dos temas bíblicos com estética orientalista, as ‘lendas de igreja’ das quais nos fala o crítico da época Gonzaga Duque e que eram os temas preferidos na obra de Pedro Américo. Essa obra também traduz muito bem a idealização exacerbada criticada por Duque e que valhera o apelido de ‘idealizador histérico’ para Pedro Américo. Sobre a obra, Gonzaga teria afirmado:


"Para Judite, o pintor serviu-se de um modelo vulgar. Nenhum caráter de raça, excetuando-se o nariz, recomenda o tipo da matadora de Holofernes, que traz na cabeça um pano à egípcia e nas orelhas brincos de argola iguais aos que hoje se fazem nas ourivesarias. A seus pés está a cabeça da vítima e um alfange turco!"

Judith Beheading Holofernes 1598 - Caravaggio

O livro de Judite nos conta a história de como a bela judia viúva afasta a ameaça de uma invasão Assíria e liberta seu povo do general Holofernes. Quando Holofernes e os assírios sitiaram Betúlia, esgotou-se a água na cidade e seus habitantes estavam na iminência de perecer. Usando seu poder de sedução, Judite se infiltra no exército inimigo, seduz e decapta Holofornes enquanto este dormia embriagado. Esse ato estimula o povo cercado que ataca as tropas enfraquecidas com a morte de seu general e o exército de Israel sai vitorioso.

Judith e Holofernes de Artemisia Gentileschi

"Quando se fez tarde, a gente de Holofernes retirou-se. Bagoas fechou a tenda por fora, depois de fazer com que todos os servos saíssem. Todos foram repousar, prostrados pelo excesso de bebida. Na tenda, ficaram apenas Judite e Holofernes caído na cama, completamente embriagado. Judite tinha dito à serva que ficasse do lado de fora do quarto, esperando que ela saísse, como nos outros dias. Tinha dito que sairia para rezar, e já havia falado disso a Bagoas. Todos saíram. Não ficou mais ninguém no quarto, nem pequeno nem grande.

Judite e Holofernes
Kunsthistorisches Museum, Viena (foto Valkirio).

Depois chegou perto da cama, agarrou na cabeleira de Holofernes, e suplicou: "Dá-me força agora, Senhor Deus de Israel".Fonte: livro de Judite, Biblía Católica

Michelangelo, Judith and Holofernes, 1509.

Segundo Carter, a história de Judith é uma história apócrifa e trata de um livro deuterocanónico. Esta terminologia (teológica católica romana) serve para nomear os livros escritos por comunidades cristãs ou pré-cristãs em que a figura de Jesus Cristo ainda não tinha sido conhecida ou reconhecida e por isso não foram considerados numa primeira fase como textos canónicos. Como o de Judite, fazem parte deste grupo os livros de Tobias, Baruque, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão e I e II Macabeus, além das adições aos livros de Ester e Daniel.

Judith e Holofernes
Franz Von Stuck(1863-1928).

Para Carter, existiram sempre muitas razões para os artistas recriarem o mito de Judite; desde a reprodução sob encomenda muito especifica até à continuação de um ideário artístico que se multiplica por si e se auto alimenta. Existem também as teorias que justificam esta multiplicidade suportadas pelo inconsciente individual de S. Freud e as teorias suportadas num inconsciente coletivo de Carl Jung, que repousam numa camada mais profunda do inconsciente.
Cristofano Allori,1613


"Sabemos que a nossa cultura e expressão identitária acaba por ser um produto por vezes misturado de expressões, mitos, filosofias e dogmas do passado. Sendo assim, Judite é um objecto histórico e mesmo arqueológico em termos culturais." Carter

Hoje 'Perder a Cabeça' é uma expressão utilizada no sentido de perder o conhecimento e a racionalidade. Enquanto isso o mito sobrevive e reconstrói-se ao longo de séculos e de diferentes sociedades e culturas. Como criação artística verifica-se numa multiplicidade de representações e um campo infindável de pesquisas e análises.

Aly Fell

Comentários

  1. More power to, Sheilla ... and wishing you very good New Year as well ... Love, cat.

    ResponderExcluir
  2. Sheilla, ótimo seu acervo de Judites! Estou escrevendo um artico sobre crimes de mulheres e seu blog foi muito excelente. Um abraço, Lyslei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas