A História do olhar


Texto divulgação-

Convidado pela pós-graduação em História da Arte, Departamento de História, da Unicamp, o prof. Neville Rowley, curador-pesquisador do Metropolitan Museum de Nova Iorque, pensionário da Villa Medici (Adademia de França em Roma), virá oferecer um curso com a duração de um semestre.

O tema é: História do olhar

“Eu gostaria de uma História dos Olhares”, afirmava Roland Barthes, em seu último livro publicado em 1980, La chambre Claire. Barthes falava ali da fotografia, e queria antes de tudo evitar de fechar essa técnica em categorias formais predefinidas: para ele, contava apenas o olhar singular – começando pelo seu próprio – que se pousa sobre a foto. Contrariamente à história tradicional da arte, que enumera obras e artistas numa perspectiva frequentemente linear demais, essa “coleção” teria permitido por em evidência experiências pessoais, preferências, atrações.

O primeiro objetivo deste nosso curso é de assumir tal tarefa; o que buscaremos por em evidência, portanto, é a singularidade dos olhares pelos quais as diferentes épocas “viram”, tanto as obras de seu próprio presente, quanto às do passado.

As “histórias do olhar” que resultam disso permitem compreender a evolução visual como um conjunto sempre movente de formas independentes, quer elas sejam velhas de vários milênios ou, ao contrário, produzidas pela cultura a mais contemporânea.

Embora ela tenha sido abordada por alguns autores, uma tal perspectiva é relativamente nova; ela faz justiça à natureza ambígua da história da arte, uma disciplina fundada tanto na distância histórica quanto no imediato da experiência estética.

O curso será oferecido em inglês.

As aulas serão nas segundas-feiras, às 19 horas, na sala de projeção do IFCH, a partir do dia 12 de março.

Os alunos inscritos e com confirmação de presença terão direito a um certificado.

Esse curso será de essencial importância para todos os alunos em História da Arte de nosso programa. Mas, está claro, todo aluno em história, em artes, em filosofia terá grande interesse nessa formação.

Assim, solicito a todos que o divulguem o mais possível, de maneira a que um bom número de participantes possa ser beneficiado.

Texto divulgação via Jorge Coli

Comentários

Postagens mais visitadas